EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS

EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS
EDNA REGINA - PROFESSORA E CRIADORA DO BLOG

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MEU DIÁRIO










Era um dia como outro qualquer, estávamos na sala dos professores quando chegou a notícia de que iríamos receber um casal de crianças com deficiência visual. Meu coração acelerou de repente, confesso que pedi a Deus que os mesmos não fossem para minha sala de aula, não por preconceito, mas pelo medo de não saber lidar com tal situação. Meu medo e receio aumentaram quando uma colega começou a relatar para todos nós como era dificil trabalhar com os dois. Enquanto ela relatava os feitos dos meninos, meu coração ia ficando mais e mais apertadinho, ela falava que eles na outra escola beliscavam, mordiam, esperneavam e outras coisas mais, hoje vejo o quanto é triste você rotular um aluno, e também o quanto tais comentários chegam a nos influenciar, nesse momento eu ainda não sabia que eles seriam meus alunos, quando foi anunciado o que eu não queria ouvir, mas não tinha jeito, eles eram para mim, acho que todos perceberam a minha expressão de desespero, mesmo assim disse para todos que era um desafio e que eu iria tentar superar..


No primeiro encontro percebemos como eram lindas e inteligentes aquelas crianças, começou a minha trajetória, me encontrava quase que leiga no assunto, como trabalhar, se não conheço as habilidades para o trabalho com deficientes visuais? Então lembrei de relatos de colegas que haviam participado de cursos de inclusão, o quanto era rico em informações e aprendizados, lamentei profundamente de não ter tido oportunidade de participar de tais cursos, mas tudo bem, as crianças estavam alí com todas as suas limitações e as minhas também, uma colega me emprestou um livro para que eu pudesse ler um pouco do assunto, mas confesso que essa leitura solitária não me ajudou muito, pois gostaria de ouvir, falar e trocar experiências com outras pessoas, o primeiro encontro foi bom, mas ainda ficava me perguntando o que fazer com eles?

Hoje resolvi, com toda minha falta de informações, fazer uma atividade com Ana Renally e Renan, fiz com eles uma técnica de colagem de bolinhas, a mesma atividade fiz com as outras crianças, orientei a turma como seria e fui ficar com os dois, confesso que me renovei ao vê-los participando como os outros, tirei bastante fotos, foi bom, bom mesmo, fiquei orgulhosa de mim mesma.

Um comentário:

  1. ..."Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem"......"O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido"... (Rubem Alves)

    PARABÉNS PELO BELO TRABALHO!!!!!!

    ResponderExcluir