EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS

EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS
EDNA REGINA - PROFESSORA E CRIADORA DO BLOG

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROJETO DE ÁUDIO


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

III FESTIVAL MULTIMÍDIA DO PROINFO INTEGRADO

 

 

 

 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO

PROJETOS DE ÁUDIO

 

 

EDNA REGINA DA SILVA

IDÁLIA MARIA DE OLIVEIRA ARAUJO

INÁCIA VITÓRIA DOS SANTOS

MARIA GORETE DA SILVA

NECILDA MARIA DA ROCHA

NIVÂNIA FÉLIX DOS SANTOS

PAULA FRANCINETE BRANDÃO PEREIRA DE ARAÚJO

QUÉCCIA BEZERRA DE ARAÚJO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Currais Novos/RN

 Junho/2012

I.              INTRODUÇÃO


                        As novas tecnologias são hoje inerentes a nossa realidade, tornando-se imprescindível reconhecer as inúmeras possibilidades que estas podem trazer para enriquecer o cenário escolar, oportunizando um leque de alternativas que tornem o conhecimento significativo, contagiante e acessível tanto aos alunos quanto aos educadores.

                        Para tanto, fazer uso dessas possibilidades requer conhecimento e formação do educador na área, destacando-se a relevância de cursos de formação, tal qual, o Proinfo Integrado, que viabiliza e socializa noções básicas de utilização das diversas mídias como recurso pedagógico, sugerindo as mídias como instrumentos divulgadores e instigadores de oportunidades de autoria e co-autoria de vivências educativas realizadas nas instituições de ensino, entre os professores cursistas.

                        Deste modo, para conclusão do curso Introdução a Educação Digital do Proinfo Integrado, fora solicitado a elaboração de um projeto pedagógico que contemplasse os conhecimentos abordados durante a realização do referido curso.

                        Nessa perspectiva, elaborou-se e desenvolveu-se, o projeto pedagógico intitulado A educação infantil no click do áudio, numa turma de alfabetização com crianças na faixa etária de cinco a cinco anos e onze meses, no turno vespertino.

            Desta forma, desenvolveu-se o projeto pedagógico em questão, durante o período de uma semana, especificamente, entre 17/05 a 23/05/ do corrente ano, partindo-se do pressuposto fundamental de que, o trabalho com as novas tecnologias oportunizam uma construção de conhecimentos mais significativa, interessante e prazerosa para as crianças.

            Utilizou-se como campo de investigação a Creche Municipal Tia Coely, por meio da observação e registro de um trabalho pedagógico, destinado ao desenvolvimento de experiências significativas de aprendizagem com a introdução de novas tecnologias, sobretudo, o projeto de áudio, que constitui um recurso digital muito atrativo para os alunos.

            Neste momento introdutório, a caracterização da escola e da organização do trabalho pedagógico com a turma da alfabetização, tornou-se um instrumento importante para a compreensão das práticas correntes da escola infantil.

            A Creche Municipal Tia Coely foi fundada em 18 de junho de 1984 e se localiza num bairro periférico do interior potiguar, no município de Currais Novos/ RN.

                  A clientela atendida por essa instituição pertence à classe socioeconômica baixa, sendo em sua maioria filhos de empregadas domésticas, diaristas, beneficiários de programas sociais do governo federal e estadual. Quanto à estrutura familiar das crianças, grande parte é educada por avós e mães solteiras ou divorciadas.

                  A creche atende a duzentas crianças, com faixa etária entre dois anos a cinco anos e onze meses, organizados em modalidades de ensino de acordo com suas faixas etárias:

Maternal
2 anos
Jardim I
3 anos
Jardim II
4 anos
Alfabetização
5 anos a 5 anos e 11 meses

 

                  O horário de funcionamento da instituição é parcial, sendo organizado em dois turnos (matutino e vespertino).

                  As turmas são organizadas de acordo com a faixa etária das crianças, havendo um professor para cada turma, com em média vinte e cinco alunos.

            A turma da alfabetização é atendida por uma única professora, sendo esta graduada em Pedagogia pela UFRN, especialista em Educação Infantil.

            A instituição é constituída por 19 (dezenove) funcionários, sendo nove professores, dois coordenadores pedagógicos, um diretor, um vigilante, duas merendeiras e quatro auxiliares de serviços gerais, organizados nos turno matutino e vespertino.

            Entre os educadores, referindo-se a sua formação acadêmica, quatro são especialistas, sendo um, em Língua Portuguesa, Literatura e Ed. Infantil, um em Processos Educacionais e Ed. Infantil e dois em Ed Infantil. Do quadro docente, cinco são pedagogas e três apresentam formação em magistério, e um deles cursa pedagogia (2º período). Quanto a sua experiência profissional na EI ambos têm em média quatro anos na área.

            A relação entre família e escola ocorre cotidianamente no âmbito escolar, podendo ser evidenciados em diferentes momentos:

a)    Na hora da chegada, em que os pais vêem à escola trazendo seus filhos para a aula;

b)    Na hora de atividades livres, quando os mesmos participam de exposições sobre os trabalhos realizados pelas crianças;

c)    Nos momentos administrativos e pedagógicos, nas reuniões planejadas com o intuito de refletir situações do dia-a-dia e em confraternizações.

            A estrutura física da escola é bem conservada, possui algumas de suas áreas adaptadas para crianças pequenas. No entanto, ainda é possível observar locais que necessitam de adaptação, como também de maior acessibilidade. Os espaços físicos disponíveis constituem-se de quatro salas de aula amplas, dois pátios cobertos, dois banheiros infantis adaptados, um banheiro para funcionários, uma cozinha com despensa, um almoxarifado, um parque pequeno, uma sala de direção e um amplo espaço livre. Os espaços são utilizados de acordo com as necessidades e interesses das crianças, sendo coordenados pelo professor.

            Outro dado importante na caracterização da escola deve-se a rotina diária que é concebida como um momento de organização do tempo/ espaço da criança no contexto escolar.

            A rotina durante o turno matutino segue uma organização baseada em diferentes momentos de organização do tempo e do espaço da criança:

·         1º momento: inicialmente pela recepção as crianças e pais;

·         2º momento: são oferecidas as crianças o desjejum;

·         3º momento: são iniciadas as atividades recreativas livres no parque ou no pátio, que ocorrem diariamente;

·         4º momento: há a lavagem das mãos;

·         5º momento: atividades referentes aos temas em estudo, por meio da roda de novidades e demais tarefas;

·         6º momento: consecutivamente são orientadas a lavarem as mãos novamente, para lhes serem servidas a 2º merenda, após é realizada a escovação;

·         7º momento: organização do material e saída, sendo esta rotina flexível e passível de mudanças, conforme as necessidades e interesses das crianças.

            Vale ressaltar que, além das atividades recreativas livres, duas vezes por semana são realizadas em diferentes ambientes da escola, brincadeiras direcionadas pelo professor que são planejadas a partir das habilidades que se deseja alcançar com as crianças. Já o turno vespertino, diferencia-se no horário da recreação livre, que se realiza após a 2º merenda, devido ser mais conveniente, por ser mais frio.

                        Neste cenário da escola infantil, realizou-se o desenvolvimento desta prática pedagógica destinada à inclusão digital e a inserção da informática no cotidiano de sala de aula, objetivando-se assim, um contato direto das crianças com as novas tecnologias disponíveis na sociedade, em especial, com o computador e suas diversas possibilidades de exploração.

 
II.            OBJETIVOS GERAIS

        Proporcionar aos educandos o contato direto com as novas tecnologias educacionais;

·         Utilizar o computador como fonte de pesquisa por meio do programa de áudio para enriquecimento do projeto pedagógico.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

III.           OBJETIVOS ESPECÍFICOS (RESULTADOS ESPERADOS)

 

 

 

·         Ter contato com o computador;

·         Realizar as atividades propostas;

·         Fazer uso da internet para realização de uma pesquisa relativa a uma música escolhida pela turma;

·         Ouvir a música escolhida e assistir ao seu respectivo clipe;

·         Participar com interesse e desenvoltura da dramatização da música selecionada pela turma;

·         Envolver-se na filmagem da dramatização;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV.          METODOLOGIA

 

 

·         Pesquisa de uma música na internet com o auxílio dos pais, música esta, em homenagem ao dia das Mães, tema que no momento estava sendo trabalhado na turma;

·         Escolha de uma das músicas conhecidas pela turma, para ser ilustrada no computador;

·         Acesso ao Google com o auxílio de um adulto, buscando imagens sobre mães, em seguida, cada criança fará sua ilustração da música;

·         Pesquisa na internet sob a orientação dos professores cursistas, buscando nesta, um clipe que represente a música outrora trabalhada, subseqüentemente, assisti-la com as crianças;

·         Produção e filmagem de uma dramatização da turma referente à música trabalhada;

·         Realização da escuta da música para a construção de uma listagem de palavras com sentimentos, que a mesma traz em relação à figura materna;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V.           RECURSOS UTILIZADOS

 

 

            Entre os recursos utilizados fez-se o uso de diversos materiais tais quais: papel ofício, giz de cera, lápis grafite, aparelho de som, CD, pendrave, computador, fone de ouvido, internet, quadro branco, marcador para quadro e máquina fotográfica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VI.          AVALIAÇÃO

 

 

                        Por constitui-se em um processo contínuo, a avaliação levou em consideração o envolvimento e a participação das crianças nas atividades propostas durante a realização do projeto, de modo que, observou-se um avanço considerável no modo de se relacionarem com o computador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VII.         CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 

 

 

17/05
18/05
21/05
22/05
23/05
 
·         Levantamento de hipóteses por meio da conversa informal;
·         Pesquisa na internet de uma música em homenagem as mães;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
·         Retomada da aula anterior por meio de conversa na roda;
·         Leitura da música pela professora cursista;
·         Ilustração da música pesquisada;
·         Escuta da música no aparelho de som;
 
·         Visita das crianças ao laboratório de informática da Escola Mun. Gilson Firmino, próxima a creche;
·         Acesso ao Google para a escolha de uma ilustração da música
·         Visualização e escuta do clipe da música através do fone de ouvido;
 
·         Produção e filmagem de uma dramatização da música trabalhada;
 
·         Escuta da música para a realização de uma listagem de palavras relativas à mesma.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário