EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS

EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS
EDNA REGINA - PROFESSORA E CRIADORA DO BLOG

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MEU DIÁRIO - PARTE II

O Projeto Pedagógico "Educação para todos os Sentidos" é produto de trabalho de um grupo que investe tempo e inteligência no desenvolvimento e aprimoramento do ensino de crianças com necessidades especiais da Escola Francisco Leonis Gomes de Assis"
O sucesso dessa iniciativa se baseia em dois aspectos: UNIÃO e ACEITAÇÃO das diferenças.
De pouco serviriam os saberes e as competências se os professores não tivessem atitudes positivas face à possibilidade de progresso dos alunos. É fundamental que os professores do Ensino Regular conheçam por experiência própria como é gratificante e prazerozo trabalhar com crianças especiais. Eu aprendi como é importante respeitar o outro como um ser único e particular. Fico feliz quando vejo os pequenos avanços dos meus alunos. As primeiras letras, sílabas e sons reconhecidos oralmente por eles.

RELATO DE UMA AULA DE LEITURA
Ao ler o livro "O MENINO QUE VIA COM AS MÃOS" (Alexandre Azevedo), toda a sala de aula se emocionou, a história falava de uma criança, deficiente visual, que se chamava Juquinha. Um garoto sadio e inteligente. Porém, esse menino tinha algo especial, via o mundo diferente. Ele era muito curioso e para ver e reconhecer as coisas usava as mãos, para assim descobrir o mundo.
Vi no personagem Juquinha as mesmas qualidades e anseios dos garotos ANA RENALLY e EMANOEL (alunos meus), era incrível como aquele livro relatava o dia-a-dia das minhas crianças.
A aula foi maravilhosa, as crianças todo o tempo faziam comparação do livro com as experiências vividas com os colegas que como o Juquinha viam o mundo de uma forma diferente.

Um comentário:

  1. É tia Edna, o trabalho que você vem desenvolvendo é maravilhoso, digno da educadora classe A que você é. Parabéns!

    ResponderExcluir