EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS

EDUCAÇÃO PARA TODOS OS SENTIDOS
EDNA REGINA - PROFESSORA E CRIADORA DO BLOG

sábado, 22 de janeiro de 2011

PRIMEIRO DIA DE AULA: COMO CONTROLAR A ANGÚSTIA DE PAIS E FILHOS

Quem não se lembra do seu primeiro dia de aula? O ambiente novo, aquela porção de pessoas desconhecidas, regras diferentes das de casa e, muitas vezes, a sensação de depender, pela primeira vez, apenas de si mesmo. O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará seu caminho futuro.

Para os pais, esse também é um evento decisivo, principalmente quando se trata do primeiro filho. É um momento não só de separação, mas de constatação de que o seu "bebê" está crescendo e se tornando menos dependente. Algumas atitudes simples, porém, podem tornar esse momento menos difícil para ambas as partes. A seguir, vamos apresentar algumas dicas:

• Prepare a criança para o ingresso na escola. Essa preparação deve incluir desde uma visita às instalações do colégio até a compra de material escolar. O entusiasmo dos pais também pode ajudá-la a criar uma expectativa positiva sobre sua ida à escola, desde que o entusiasmo seja natural e não exagerado.

• Quando a criança tem irmãos mais velhos que já freqüentam a escola, isso contribui para que ela entenda que, assim como os pais vão para o trabalho todos os dias, os filhos vão à escola. Outra vantagem é que a criança lida melhor com suas fantasias de abandono. É comum algumas crianças resistirem à escola com medo de que os pais não voltem para apanhá-las mais tarde. Quando observam que isso não ocorre com os irmãos, conseguem controlar mais facilmente esse tipo de ansiedade.

• Muitas escolas adotam um horário reduzido na primeira semana ou no primeiro mês de aula, com o objetivo de auxiliar na adaptação da criança. Essa medida, em geral, é muito boa, pois diminui o tempo de separação dos pais e a criança pode ir acostumando-se aos poucos com o novo ambiente.

• Mais importante que tudo é que os pais controlem sua própria ansiedade. Quanto mais ansiosos eles se mostram, maior é a ansiedade da criança. A mãe cujos olhos se enchem de lágrimas ao deixar o filho na porta da escola sinaliza para ele que algo doloroso está para acontecer e o resultado é inevitável: choro e pânico, muitas vezes de ambas as partes. Quanto mais naturais e tranqüilos os pais se mostrarem, melhor para a criança.

• Antes do primeiro dia de aula, é preciso pensar sobre a melhor medida a tomar se a criança começar a chorar na porta da escola. Para isso, é bom conversar com a direção ou os professores para saber qual a posição da escola nesses casos. Muitas insistem para que a criança fique, porque sabem que ela acaba se acostumando com o ambiente no decorrer do dia e até gostando. Outras preferem que os pais fiquem por perto (mas não à vista) para o caso de a criança realmente ficar muito ansiosa. Independentemente da medida a ser tomada, é importante que os pais não permitam que o filho utilize o choro como uma forma de não ficar na escola. Quando isso ocorre, é muito mais difícil retomar o processo de adaptação e, muitas vezes, a escola acaba ficando para o ano seguinte.

• Se a criança começar a apresentar sintomas físicos, como vômitos ou desmaio, à medida que o horário de ir para a escola se aproxima, é importante averiguar o motivo, que pode ser mais grave que a ansiedade da adaptação. É recomendável que os pais compareçam à escola e procurem saber se ocorreu algum fato que deixou o filho assustado. Também é importante que avaliem a necessidade de um acompanhamento profissional.

Um ingresso tranqüilo no universo escolar pode ajudar a criança a se relacionar com o novo ambiente e a enfrentar as dificuldades que porventura surjam. E é importante que os pais ajudem o filho nessa tarefa, para que a escola se torne o lugar de prazer que ela deve ser na vida da criança.

3 comentários:

  1. Parabens pela matéria, esta muito bem escrita. Gosto de ver professor assim, críto, reflexivo, escrevendo sobre o que sente e o que pensa!

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga,parabéns por sua luta,sei q não eh fácil.Li sua história,fortes emoções senti,pois lembrei da nossa infancia,um abraço,jane,lagoa seca natal[praça xafariz],saudades

    ResponderExcluir